sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Parábola da Batalha Espiritual



Dois de Janeiro era só mais um dia na Mallone e Associados. Ninguém queria trabalhar um dia depois do ano novo, mas devido a um e-mail que todos receberam na véspera de natal, os funcionários compareceram em peso.


A mensagem dizia que uma noticia importante seria dada, e que todos estivessem presentes. No ano passado, três pessoas do escritório foram promovidas nesta época, e a expectativa era grande com a saída de alguns funcionários. O boato era que existia apenas uma vaga.


Eram em 14 auxiliares, todos ex estagiários, esperando sua oportunidade. Ninguém ousou faltar. O silêncio reinava, todos apreensivos e preocupados, pois sabiam que aquele dia, poderia ser decisivo em suas carreiras.


Apesar de a maioria não saber realmente se alguém seria promovido, todo escritório tem suas indicações, e apenas seis, estavam cotados para alguma possível promoção.


Glória dos Anjos, evangélica ardorosa, trouxe a bíblia nesse dia. Em horários alternados fazia suas orações. Colou o Salmo 91 atrás do computador, para que espantasse um possível mal, que em sua opinião, mais precisamente vinha de Vênus, uma colega que sentava logo a sua frente. Naquele dia, um bom dia (seco), e uma dúvida sobre troca de notas, foi o máximo que conversaram.


Venus era praticante de Wicca e Glória abominava tais práticas. Naquele dia, jogou poções em volta de sua mesa, colocou uma árvore de alho na frente do telefone, recitando palavras em hebraico da kaballah judaica. Sabia que na disputa de poder, Glória não teria chance. Porém ainda existia uma pessoa que em sua opinião, poderia lhe tirar a vaga, Era o Evaldo, que sentava próximo ao bebedouro. Notadamente um bruxo, porque ela conhecia quem tinha essa vocação, e somente um bruxo pode descartar outro bruxo. Isso a preocupava.


Evaldo praticava o Candomblé, e um dia antes, colocou oferendas no mar para aumentar suas chances. Acendeu um incenso no banheiro, tomou um banho de sal grosso, e segurava sua guia toda vez que Vênus o olhava. Uma coisa que irritava profundamente Evaldo era o “Daruma” feito pelo Chirriro, o colega do canto da sala, que o fitava, como se o estivesse repreendendo. Era como se aquele amuleto com cara de gato estivesse vivo, olhando para ele o tempo todo.


 Chirriro era o único budista da empresa. O Daruma É um dos mais antigos e populares amuletos do budismo. Diz à lenda que ele representa um monge que teria passado nove anos meditando sobre uma rocha - o que lhe inutilizou os braços e as pernas. Chirriro acreditava que seus antepassados lutariam para que uma das vagas fosse sua, através do poderoso talismã.


 Quem era confundido como budista, da mesma crença do Chirriro era o Cheng, dos protocolos. Que sentava próximo ao Xerox.


Cheng é Taoísta. No Taoísmo se acredita que a mudança não vem de fora para dentro, e sim de dentro para fora. Arrumou sua mesa para que o Dragão (ki) passasse sobre ela. Essa era sua mais poderosa ferramenta, o Feng Shui, ou seja, a manipulação dos objetos para o direcionamento da energia.

Olhava para Chirriro com desdém, e sabia que aquele boneco vermelho na mesa dele, só iria atrapalhar os fluidos em vez de ajudar. Interrompendo seus pensamentos, Maria de Deus colocou as pastas de cadastros em cima da mesa e desarrumou seu Feng Shui. Cheng, olhando feio, reorganizou a mesa, e voltou ao trabalho.


Maria de Deus era uma católica diferente, não se incomodou com o olhar de Cheng, sabia que a única forma de desbancar todos aqueles concorrentes, seria cantando as músicas do padre Marcelo e beijando seu crucifixo de 10 em 10 minutos. Fez uma promessa, que se ganhasse a vaga, andaria de joelhos mil metros antes da imagem de Aparecida em um dia de peregrinação. Estava confiante.


E assim naquele dia, todos se entreolhavam com desconfiança. Era como se o sucesso de um dependesse do fracasso do outro. Em intervalos de minutos, se agarravam a seus objetos de fé, e pediam para que nenhum de seus colegas profissionais passasse a sua frente. Uma verdadeira guerra espiritual era travada, e no invisível, anjos, seres mitológicos, espíritos de antepassados, orixás e todos os tipos de coisas etéreas se degladiavam a pedido de seus seguidores.


No fim do dia, o chefe chamou a todos na sala de reunião. Havia uma tensão no ar. Todos continuavam apreensivos. 


Sabiam que naquele momento seria decidido, quem era espiritualmente mais forte, então levaram em suas mãos os objetos de suas crenças, e apertaram como se fosse a última coisa que pegassem na vida. Entraram na sala, e ao olhar para o dono da empresa, ficaram atentos, ouvindo suas palavras:


- Vocês estão aqui para saber uma noticia muito ruim, e espero que entendam este nosso momento. Nossos empreendimentos e parcerias diminuíram muito no último ano, e devida algumas circunstâncias, eu e meu sócio descobrimos que estamos falídos. Quero que saibam que apesar de decretar falência, garantiremos que alguns de seus direitos básicos sejam mantidos, pelos serviços prestados com afinco, no qual a empresa agradece os anos de dedicação e trabalho.


Eu sinto muito ter de dizer isto, boa sorte a todos na procura de outro emprego... Estão dispensados.


Nesse momento, todos não se olhavam mais com desconfiança, mas sim com um aperto enorme no coração. Ali no meio do escritório alguns começaram a se abraçar e chorar, e todos se confortaram. Alguns tinham anos trabalhando ali. Naquele momento não importava mais quem era quem, e quem era o que, e sim a dor que os unia naquelas horas de abatimento. Todos os anos, empresas vão à falência, mas ninguém esperava que a Mallone fosse uma delas.


 Duas semanas mais tarde, as mesas limpas não deixavam sequer rastro, de que ali, naquele local, fora travado a maior batalha espiritual daquele ano. Todos saíram derrotados. Não existia uma força superior entre as crenças, e apesar daquele momento triste, entenderam, e levariam para sua próxima empreitada profissional o ensinamento que torcer para que todo mundo seja feliz é a melhor maneira de cultivar a sua fé.


Católicos contra protestantes, judeus contra islâmicos, não importa qual a religião ou conflito, mais importante que uma promoção no emprego, são as vidas humanas que são perdidas em vários lugares do mundo, em favor do preconceito e do fanatismo. Nesse ano que agora chegou, que todas as pessoas que entendam o amor, façam ele valer, esquecendo as diferenças e cultivando o que existe de bom em cada coração.


 Que todas as nossas batalhas espirituais tenham um só intuito... construir um ambiente de paz.


“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”

Albert Einstein

20 comentários:

  1. UM TEXTO INCRIVELMENTE ESTUDADO ANTES DE SER CRIADO. ESSA BATALHA ESPIRITUAL É DE LASCAR MESMO: EXISTE EM TODOS OS LUGARES O TEMPO TODO. ME PRENDEU ATÉ DA PRIMEIRA FRASE, ATÉ O PONTO FINAL.

    PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/12/era-noite-parte-02.html

    ResponderExcluir
  2. Hahahhahahahhahaha Von! Muito bom hein! Eles batalharam entre sí até se implodirem! Hahahahahhahaha, muito bom mesmo!

    Feliz ano novo pra vc meu amigo! Deus te abençoe muitão!

    ResponderExcluir
  3. Mensagem mais do que válida Victor esta que se pode tirar de teu texto, ele ainda ilustra bem como tentamos manipular nossa fé em favor de nossos objetivos egoístas...

    Eu sou cristão, mas acredito que todas religiões sejam falha, ao menos em alguns aspectos, pois elas não passam de tentativas do próprio homem de se reconciliar com Deus e por serem fruto da ambição e do egoísmo elas resultam em guerras, dissenções, fanatismo e ódio, quando o amor deveria ser lembrado como o maior de todos mandamentos...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/12/planeta-dos-macacos-origem.html

    ResponderExcluir
  4. Victor, que texto!!!! Nossa... muito bom! Só posso dizer que vc finalizou perfeitamente com a frase " Que todas as nossas batalhas espirituais tenham um só intuito... construir um ambiente de paz."... o mundo seria bem diferente se as pessoas não pensassem que são superiores, pelo simples fato de que seguem "esta" e não "aquela" religião(e há os que simplesmente não seguem nenhuma, tbem... estes são visto, por muitos, como ovelhas desgarradas, dentre outros adjetivos nada agradáveis). Enfim, que esse mundo melhor possa surgir entre as pessoas.

    Ótima escolha de postagem... parabéns! Ótimo 2012 para vc e os seus!

    bjk JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  5. Victor que texto maravilhoso!

    Amei o finalzinho: " Que todas as nossas batalhas espirituais tenham um só intuito... construir um ambiente de paz".

    Às vezes as pessoas preconceituosas esquecem que não importa o quão diferente você seja, mas todos queremos a mesma coisa: paz. Todos temos nossas crenças, mas o mais importante é respeitar as dos outros para que eles também possam respeitar as nossas!
    Sua finalização com a frase de Einstein foi ainda mais perfeita!

    Obrigada pelo seu comentário lá no Sook. Espero que possa voltar mais vezes! Falando nisso, tem post novo por lá.
    Gostei muito do blog e já o estou seguindo. Se puder siga o Sook também.

    Feliz Ano Novo!!!

    BjO

    ResponderExcluir
  6. Victinho!
    Querido amigo!
    Hoje está difícil ler, venho aqui rapidamente, e creio que o teu trabalho eu tenho que volta como calma como você merece.
    Por enquanto, quero deixar para ti e a Aninha um excelente 2012! 2011 a gente se conheceu..., agora neste novo ano, vamos reforçar a amizade e os contatos, com certeza!
    Beijão aos dois noivos bonitões da blogosfera!

    Volto nos próximos dias!

    ResponderExcluir
  7. Está provado que só é possível filosofar em alemão.

    É melhor fazer uma canção.

    Com uma ideia incrível, claro.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito !"...Que todas as nossas batalhas espirituais tenham um só intuito... construir um ambiente de paz."
    O que importa não é a religião e sim que a pessoa tenha boa índole e um bom coração.

    ResponderExcluir
  9. Feliz 2012 e muito sucesso no seu blog!

    ResponderExcluir
  10. Victinho,
    espero que este início de ano esteja sendo bom para você!

    Este texto só poderia ter sido escrito pelo cara que organizou o grupo "blogosfera no facebook", onde o coletivo impera; e não o individual. Assim como nestes escritos. E as variáveis incontroláveis pegam todos em cheio..., difícil, o melhor é sempre tentarmos nos ajudar e ajudar aos outros.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. É o que sempre eu digo, independente da religião, nacionalidade ou time de futebol, em TODOS os lugares há gente boa e ruim. Avaliar um humano pela sua cultura é ridícula.

    Mas não podemos exigir demais, somos bebês em termos de evolução espiritual. Temos muito que evoluir. Se não for na Terra, será em outro lugar.

    Meu padrinho sempre dizia: Tudo que é demasiado dá efeito contrário.

    E assim é o fanatismo. E o mais bizarro da religião é que todas pregam a mesma coisa, a paz e o amor.

    Mas se for mais afundo, verás que não é a religião que faz guerra e sim a política que nelas estão embutidas.

    Abss!

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkk!! Imaginei o quebra pau! é POR ISSO QUE ME ABSTENHO DE SEGUIR UMA RELIGIÃO ESPECÍFICA,TENHO MEU PRÓPRIO RELIGARE O QUE NÃO ME JUNTA AOS IGUALMENTE IMPLACÁVEIS ATEUS TÃO FANÁTICOS COMO OS RELIGIOSOS! HOJE SE ALGUÉM QUER FAZER QUALQUER COISA QUE SAIBA QUE VAI SER CRITICADO,JÁ SE AUTOPROCLAMA ATEU E QUE SE EXPLODA O MUNDO E OS QUE CRÊEM EM ALGO, O NEGÓCIO É O AQUI E O AGORA E SE NÃO TIVER MAIS AQUI AGORA ENTÃO JÁ ACABOU PORQUE MORREU! ENTÃO IMAGINO AQUELA TROLLISTICA BORRACHA GIGANTE PERSEGUINDO TODOS OS DEUSES E ENTIDADES HISTÉRICAS,APAVORADAS COM MEDO DE DESAPARECER PEDINDO PELA INTERCESSÃO DE SEUS FIÉIS,ALGO DO TIPO:FULANO VOCÊ TEM QUE RIR PARA EU NÃO MORRER OU GRITE UM NOME QUALQUER PRA MIM SENÃO EU VOU ME FUUUUUU! TEMOS QUE SER PESSOAS BOAS INDEPENDENTE DO QUE SOMOS! EU APRECIEI UM COMENTÁRIO DO SILAS MALAFAIA UM TIOZINHO MUITO NÉ,SOBRE OS TIPOS DE CRENTE QUE NÃO SÃO BO
    NS DE EXISTIR E O PIOR DELES É O CRENTE CARNAL PORQUE ELE SABE AS VERDADES DE SUA FÉ MAS AS MANIPULA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO,DESVIRTUA E O PIOR COMO SE NÃO BASTASSE INFLUENCIAM OUTROS TIPOS DE CRENTES COMO OS BURROS E INOCENTES.AÍ É QUE ESTÁ AÍ BASE DO FANATISMO.AQUELA PESSOA QUE TEM FUNDAMENTOS MAS QUE INFLUENCIA DE MODO ERRADO A OUTRAS PESSOAS SEM SE ENVOLVER NISSO.É QUASE COMO A SERPENTE DO PECADO ORIGINAL.É PRA TROLLAR MESMO E DISSEMINAR O DISTÚRBIO ENTRE OS GENTIOS!

    *MOMENTO MICO: FUI ENSINAR COLEGAS DE FACULDADE SOBRE ALGUMAS DISCIPLINAS FILOSÓFICAS E TEÓRICAS NAS QUAIS ELAS TINHAM DIFICULDADES E FUI APANHAR O MATERIAL QUE PREPAREI PARA ELAS.NA VOLTA ESCUTEI ALGUÉM GRITAR DESESPERADO:NÃO,FAÇA ISSO SENHOR! NÃO DEIXE QUE ISSO ACONTEÇA SENHOR! OUTRA VOZ FALAVA SIM,SIM É VERDADE!

    TAMANHA ERA A VIOLÊNCIA DAS PALAVRAS QUE EU FIQUEI DESESPERADA E EU E O MEU IRMÃO ENTRAMOS NO GALPÃO COM CANOS DE FERRO NA MÃO PENSANDO QUE ALGUÉM HAVIA INVADIDO-O E ESTAVA ATACANDO AS MENINAS! ELAS ESTAVAM "ORANDO" PEDINDO A DEUS PARA LHES DAR INTELIGÊNCIA E EXPULSAR AQUELE DEMÔNIO QUE INSISTIA EM FAZE-LAS FRAQUEJAR NAS PALAVRAS,QUE SUGAVA A CRIATIVIDADE DELAS E ETC.FICAMOS COM CARA DE BUNDA E MEU IRMÃO FICOU RINDO,CLARO QUE ELAS NÃO GOSTARAM NADINHA,MAS ELE NÃO PARAVA DE RIR,PORQUE SE O CELULAR DELE NÃO TIVESSE DESCARREGADO JUSTO NAQUELA HORA,A POLÍCIA IA ESCUTAR AS VÍTIMAS DESESPERADAS PEDINDO AO SUSPEITO QUE NÃO LHES FIZESSE MAL E DAÍ VIRARIA NUM PULO UM VIRAL DA NET.ELE DISSE QUE QUERIA FICAR RICO! KKKKKKKKK! QUE VERGONHA!

    EXCELENTE TEXTO VICTOR! BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  13. Agradeço o carinho e cordialidade
    que recebi nessa passagem de Ano.
    Todas as palavras não
    expressa meu carinho e gratidão.
    Obrigada por tanta sensibilidade de coração
    muito feliz venho agradecer.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  14. "são as vidas humanas que são perdidas em vários lugares do mundo, em favor do preconceito e do fanatismo" Onde está o amor, a paz e o respeito que tanto pregam, então?

    Texto muito bem bolado.

    ResponderExcluir
  15. Olha eu aqui de novo...
    Victor sobre seu comentário lá no Sook, eu tenho alguns livros da Anne Rice, das crônicas vampirescas eu só li Pandora, mas pretendo ler o restante nesse ano.
    BjO

    ResponderExcluir
  16. A parábola aqui publicada por ti Victor é de uma sabedoria exemplar. Isso é exatamente o que ocorre no mundo, aqui representado na figura de uma empresa. No dia que a humanidade tiver o entendimento que suas religiões não as tornam diferente umas das outras, todos sairemos vitoriosos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Victor... antes de mais nada um 2012 de paz, saude, amor e inspiração a voce e a toda sua familia.

    Muito inteligente a sua cronica.
    No começo li sorrindo.
    No final...uma séria mensagem de união.
    Parabéns pelo talento.

    Bj

    ResponderExcluir
  18. Victor, muito bom. Interessante que em um momento, digamos, "de dor", por exemplo, já não existem religiões, mas pessoas que precisam umas das outras - como no caso de uma demissão coletiva, onde elas se abraçam e tentam se confortar.

    (obviamente mais tarde se apegarão em suas crenças e deuses, mas no primeiro momento...é humano. Precisamos uns dos outros, mesmo que existam discordâncias)

    E o fanatismo, em qualquer circunstância, é detestável. Se a religião tem como objetivo proporcionar a ligação com o divino, é necessário desarmar os espíritos, primeiro.

    Aí, sim, teremos algo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Também fiquei preso na leitura pois ficava toda hora tentando entender essa ``guerra fria`` entre cada um para atingir o objetivo comum, mesmo esse sendo individual. De qualquer modo, é totalmente válida a apresentação de cada religião e crença que você mostra e o desfecho assim como a mensagem não poderiam ser outras. Afinal, não há objetivo melhor que a paz nesse mundo.

    ResponderExcluir
  20. Victor...arrasou com esse texto!
    Ri aqui com o fanatismo de cada personagem mas no final vemos que no fim, a fé e a crença é igual para todos e não havia necessidade de conflitos..parece que o ser humano usa a religião como um meio de se conflitar uns com os outros..e sem pensar no quesito religião, todos se dão bem.

    ResponderExcluir

Faça um comentario inteligente e pertinente, lembre-se que seu nome, e o nome do seu blog, vem logo depois !